sábado, 30 de junho de 2018

CONFLITOS D'ALMA (Conflict, 1945)

Direção: Curtis Bernhardt
Produção: William Jacobs
Roteiro: Arthur T. Horman
Dwight Taylor
História:
 Robert Siodmak  e Alfred Neumann
Elenco:
Humphrey Bogart
Alexis Smith
Sydney Greenstreet
Música: Frederick Hollander
Fotografia: Merritt B. Gerstad
Edited by David Weisbart
Companhia:


Data de lançamento: 15 de junho de 1944

Na superfície, Richard (Humphrey Bogart) e Kathryn Mason (Rose Hobart) parecem ser um casal feliz. Mas em seu quinto aniversário de casamento, Kathryn acusa Richard de ter se apaixonado por sua irmã mais nova, Evelyn Turner (Alexis Smith), que os visita. Ele não nega, mas resignou-se a deixar as coisas como elas são, já que Kathryn certamente não lhe daria o divórcio. Em uma festa de comemoração do aniversário do casal, organizada pelo amigo da família e psicólogo Dr. Mark Hamilton (Sydney Greenstreet), Evelyn se encontra com o jovem colega de Mark, o professor Norman Holdsworth (Charles Drake). A caminho de casa, Kathryn sugere a Evelyn que a mãe deles está sozinha, então Evelyn decide voltar para casa. Distraído por essa notícia desagradável, Richard bate seu carro e tem uma perna quebrada.
Richard então decide tomar uma ação desesperada. Ele finge precisar de uma cadeira de rodas, mesmo depois de sua perna estar curada. Seu intrigado médico, Dr. Grant (Grant Mitchell), diagnostica o problema como psicológico, não físico, e sugere exercício, de modo que uma viagem de carro para um resort de montanha é organizada. No último minuto, Richard tem que ficar em casa por uma noite e terminar algum trabalho. Indo em frente, Kathryn é bloqueada em uma estrada de montanha estreita e deserta por um carro estacionado. Inesperadamente, Richard sai ameaçadoramente do nevoeiro. Em seguida, ele empurra seu carro dela por uma encosta íngreme; desaloja alguns troncos que caem e escondem o automóvel. Ele volta para casa a tempo de montar um álibi reunindo-se com os funcionários que convocou. Na presença deles, ele telefona duas vezes ao resort para ser informado de que ela não chegou. Ele então notifica a polícia que ela está desaparecida.
No entanto, as coisas acontecem para  Richard se perguntar se Kathryn de alguma forma ela sobreviveu. Primeiro, a polícia encontra um batedor de carteiras em posse de um cameo que Richard e Evelyn identificam como sendo de Kathryn; o homem admite roubá-lo de uma mulher que corresponde à descrição de Kathryn depois de seu desaparecimento. Então, Richard cheira o perfume de Kathryn em seu quarto, encontra sua chave para um cofre e abre: o anel de casamento dela está dentro.
Mark sugere que Richard e Evelyn se juntem a ele em férias de pesca para aliviar a tensão. Mark também convida Holdsworth, que aproveita a oportunidade para pedir a Evelyn que se case com ele. Ela está indecisa. Quando ela diz a Richard, ele acredita que sua hesitação é por causa dele. Ele diz a ela que a ama e que ela deve sentir o mesmo sobre ele, mas ela nega veementemente. (Mais tarde, percebendo seu erro, ele encoraja Holdsworth a tentar novamente.)
Em seguida, um tíquete de pedido de penhores é enviado para Richard, endereçado no que parece ser a caligrafia de sua esposa. Na loja de penhores, ele encontra o medalhão de Kathryn e sua assinatura no registro, mas quando ele retorna com a polícia, o registro é diferente e não há nenhum medalhão. Finalmente, ele vê uma mulher na rua que parece e está vestida como sua esposa. Ele a segue até um apartamento, apenas para descobrir que está vazio, sem ninguém lá dentro.
Incapaz de reconciliar essas ocorrências por mais tempo, Richard retorna à cena do crime para ver de uma vez por todas se o corpo de Kathryn está dentro do carro. Mas Hamilton e a polícia estão esperando por ele. O corpo de Kathryn foi encontrado e removido muito antes, e agora Richard é preso. Hamilton revela que esteve em Richard desde a primeira entrevista de Richard com a polícia, já que Richard mencionou que Kathryn estava usando uma rosa quando a viu pela última vez, mas Hamilton lhe deu a rosa depois que ela saiu de casa. Como esse detalhe teria sido insuficiente para garantir a condenação, Hamilton e a polícia trabalharam juntos para organizar os eventos que fizeram Richard suspeitar que Kathryn ainda estivesse viva, esperando que ele voltasse para procurar o corpo dela, e assim provar que ele sabia disso. o tempo todo o que aconteceu com ela.
Screenshots: