sexta-feira, 4 de maio de 2018

O CÂNTICO DOS CÂNTICOS (The Song of Songs, 1933)

Mamoulian   foi capaz de trabalhar com três das atrizes mais glamourosas e encantadoras do início dos anos 1930 - Greta Garbo, Anna Sten e Marlene Dietrich. Aqui ele conta a história de uma camponesa, Dietrich, que vai morar com a tia após a morte do pai. Tanto um escultor sem dinheiro quanto um barão lascivo estão de olho nela. O escultor (Aherne) envolve-se com ela, mas cai fora quando ela insinua um casamento. O Barão (Atwill) é aceito no rebote, mas a vida não é tranquila no castelo. Claro ela não se comporta bem e é expulsa. Uma mulher endurecida pelo mundo, ela finalmente se reúne em lágrimas com o escultor arrependido.
O filme é  brilhante e divertido, mas o tempo todo é Dietrich quem o carrega. Ela é radiantemente inocente, infantil, modesta e confiante no começo, emergindo como cínica, endurecida e amarga no final. Quem acreditava que Dietrich era apenas um rosto bonito e não uma atriz, é melhor dar uma olhada neste filme, o primeiro que ela fez sem seu mentor diretor, von Sternberg.
Mamoulian não tenta impor nenhuma edição inteligente ou cinematografia, mas permite que a história simples se desenrole, concentrando-se em sua atriz e ajudando-a a brilhar. Além de Dietrich, Atwill se apresenta melhor como um personagem crível, humano e não totalmente invejável, obcecado pela nossa heroína.
O que é mais surpreendente sobre o filme pré-Code são as numerosas esculturas de nudez, principalmente de Dietrich, que são abundantes - elas são muito bonitas e a adorável cinematografia as ilumina com grande efeito.
A única mosca na sopa é a performance ruim de Aherne - ele melhoraria com a idade.



Título original: The song of songs
Ano: 1933
Duração: 87 min.
País: Estados Unidos
Direção: 
Roteiro: Leo Birinsky, Samuel Hoffenstein, Rouben Mamoulian (Novela: Hermann Sudermann)
Música: Karl Hajos, Herman Hand, Bernhard Kaun, Milan Roder
Fotografia: Victor Milner
Elenco:, , , , ,
Produtora: Paramount Pictures
Gênero: Drama. Romance
Screenshots: