sexta-feira, 2 de março de 2018

JOGANDO COM A SORTE (The Big Boodle, 1957)

Título original: The Big Boodle
Ano: 1957
Duração: 84 min.
País: Estados Unidos
Direção:
Roteiro: Jo Eisinger (Novela: Robert Sylvester)
Música: Raúl Lavista
Fotografia: Lee Garmes (B&W)
Elenco:, , , , , , ,
Produtora: United Artists
Gênero: Film-noir
Sinopse: A história é ambientada na Havana antes de Fidel Castro. Devido a um mal entendido relacionado com falsificação de dinheiro, a polícia perseguirá um inocente (Errol Flynn).
Comentário: O filme é um modesto film noir, muito pouco conhecido e citado muitas vezes como declínio da carreira de Flynn, com várias resenhas que o descrevem como uma estrela "flácida", "indiferente" e "desperdiçada". No momento da rodagem do filme, Flynn tinha apenas 47 anos, mas aparentava mais de 60, evidentemente pelos estragos das drogas e álcool. 
Tudo bem, não é um clássico. Mas é um filme muito atraente pelos motivos que descreverei a seguir.
Em primeiro lugar, Flynn faria apenas mais 3 filmes e mais 2 anos de vida. Aqui ele perambula como um sonâmbulo e isso, em lugar de ser um detrimento para o personagem, o favorece. É um cansaço vital natural de um sujeito que se rendeu e se limita a flutuar, entorpecido, em uma Cuba que parece 
final de trajeto.
Em segundo lugar, o diretor Richard Wilson, assistente de Orson Welles, faz tomadas amplas, profundas, das ruas de La Havana, a localização se exprime em uma planificação labiríntica, wellesiana. O filme foi inteiramente rodado em Cuba.
Em terceiro lugar, o roteirista é Jo Eisinger ( de Gilda e Night and The City). A história é boa, baseada em um romance de Robert Sylvester, o roteiro é bem trabalhado, com diálogos carregados de ironia.
E por último, é termos a chance de ver Rory e Scala, duas atrizes muito pouco conhecidas. A impactante loura Rosanna Rory teve poucas oportunidades como protagonista, fez apenas algumas dezenas de filmes antes de retirar-se, e igualmente a bela Gia Scala (que sofria de depressão e suicidou-se aos 38 anos), e estava há alguns meses de seu importante papel em Não Caia na Água, Marujo (Don't Go Near the water - 1957)
O filme também oferece a oportunidade de se ver a Havana de Batista.
Em resumo, um modesto, mas atraente e sóbrio film-noir que vale a pena conhecer e saborear.
Idioma selecionável: Inglês/Espanhol
Legendas (Selecionável) : Português/Espanhol
DVD
Screenshots: